top of page

O que é Compostagem? E como ela acontece?

Atualizado: 3 de nov. de 2020

A compostagem é a produção de composto orgânico humificado (adubo), obtido a partir da reciclagem de restos orgânicos (cascas de frutas, vegetais, restos de comida, etc.) através da ajuda de alguns organismos ou microrganismos.

Existem algumas técnicas para acelerar e otimizar esse processo que ocorreria de forma espontânea na natureza.


Mas afinal, como isso acontece?

Em nossas composteiras (chamadas de leiras) procuramos reproduzir algumas condições ideais de ambiente para que os microorganismo de solo possam decompor a matéria rapidamente. Controlamos algumas variáveis como: umidade, temperatura, oxigênio e especialmente relação de carbono e nitrogênio, para favorecer e acelerar a degradação dos resíduos orgânicos coletados e gerar um composto de qualidade para o solo. Tudo isso de forma natural e segura, evitando a atração de vetores de doenças e eliminando possíveis patógenos. Esse processo se chama decomposição aeróbica controlada. Além do material orgânico que coletamos nos baldinhos (matéria úmida), também usamos muita matéria orgânica seca, como folhas, podas, aparas de grama e palha .


E o resultado desse processo, após aproximadamente 4 meses é a formação de um composto orgânico fofo, com cheiro agradável, de temperatura ambiente, com pH próximo de 7 e livre de agentes patogênico e ervas daninhas, que pode ser usado como condicionador de solo e/ou fertilizante orgânico para hortas, jardins e solos degradados.


Com a compostagem doméstica nós restauramos o ciclo natural da matéria orgânica e com um baldinho, nós mudamos o destino de um resíduo extremamente rico que seria descartado!




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page